Escadas e Plataforma de Acesso ao Castelo


Concretização do conceito de acessibilidades ao castelo como um conjunto de meios que permitam o acesso ao mesmo a pessoas com mobilidade reduzida e que facilite o transporte de bens para o seu interior.


Idealização de obras de arte que se deverão assumir como elementos atuais e perfeitamente distintos do castelo e, ao mesmo tempo, que permitam melhor leitura e compreensão da envolvente e do valor patrimonial que aqui existe.


Esta necessidade surge no âmbito da realização de um projeto de requalificação dos acessos e interior do Castelo, procurando a consolidação dos acessos pedonais ao Castelo e, deste modo, inscrevê-lo na rede de percursos existente, tornando-o ainda mais participativo no plano cultural e urbano da cidade, resgatando-o à condição de “ilha” que atualmente o caracteriza, sendo requerida uma equipa projetista que abranja as especialidades necessárias para o cumprimento deste objetivo.


Através dos novos elementos será assegurado o acesso a deficientes motores em condições de conforto e segurança, através de rampa, elevador (nascente) e escadas (poente), concorrentes com o convencional acesso de escada ao portão principal.


Devem ser sugeridas intervenções que permitam uma intervenção de caráter mais estrutural e abrangente, revestida de um intuito que visa a consolidação das condições atuais e, simultaneamente, possibilita a oferta de condições de conforto ao visitante.


Soluções previstas
  • Acesso Exterior – Corpo com Elevador e Escada, acedendo ambos ao Castelo através do Passadiço.
  • Acesso Exterior – rampa que ascende da plataforma do estacionamento exterior ao Castelo.
  • Escada exterior, em betão armado, incluindo Arranjos Exteriores do terreno da encosta

Foto Foto Foto

Outros elementos

  Esboços Escadas e Plataforma de Acesso ao Castelo
  Requalificação dos acessos ao Castelo Programa Base e Estudo Prévio
  Contributos - Escadas e Plataforma de Acesso ao Castelo