Reabilitação do Nogueiral


Requalificação da zona ribeirinha (margem norte do rio Almonda), em toda a extensão da Avenida Dr. João Martins de Azevedo, incluindo o Jardim Municipal, passeios e faixa de rodagem da referida avenida, Rua Alexandre Herculano, Largo José Lopes dos Santos, Rua do Caldeirão e Avenida dos Bombeiros Voluntários, Travessa da Palha, Rua do Vale e Terreiro das Tufeiras.


A promoção da fruição do rio Almonda e áreas que lhe são adjacentes será conseguida ao conferir valências de recreio e lazer de usufruto coletivo através da integração de um conjunto de espaços de caráter formal e informal. A ligação ao centro deve ser concretizada com a renaturalização das margens do rio, a elaborar com base em soluções que visem a sua recuperação biofísica e integração paisagística, criando uma “faixa elástica” de proteção e conservação da linha de água e margens, de enquadramento dos espaços a criar e de integração da relação destes com o centro histórico.


O legado do Jardim Municipal atual deve servir de inspiração aos projetistas na definição do tipo de intervenção a efetuar neste local, pretendendo-se que a sua história seja mantida e aproveitada nas várias dimensões possíveis.



Outros elementos

  Esboços Reabilitação do Nogueiral
  Memória descritiva - Reabilitação do Nogueiral
  Memória descritiva final - Reabilitação do Nogueiral
  Contributos - Reabilitação do Nogueiral